quinta-feira, 7 de abril de 2011

postheadericon O Orixá Ogum



Ogum é o Orixá que atua na qualidade essencial do Ar, que chamaremos de eólica.

É o Pai Ordenador, direcionador, atuando também em nossas vidas com a abertura de caminhos.

Sustentador da Ordem em todos os sentidos.

Podemos assim dizer que é a 5ª linha. Ogum irradia a Lei e estimula a ordenação.

Sendo um mental multidimensional, ordena a criação divina.

Então ele atua no macro e no micro da mesma forma. Sua irradiação chega até nós através dos sentidos, refletindo: idealização, lealdade, sustentação, movimentação, segurança e ordenação.


Podemos dizer que, como um Trono Divino, ele é uma potência maior que vem “descendo” e se desdobra até chegar àquele Pai Ogum que incorporamos. NINGUÉM incorpora um Ogum Maior, pois o Trono é a própria sustentação da Coroa Divina Planetária.

Imagine um Trono da Lei – Ogum – com uma “potência”, um poder e energia muito, muito “forte”. Nós simples humanos não teríamos estrutura atômica para tal irradiação, vamos dizer que, praticamente “explodiríamos”.       Então volto a citar que, se alguém disser que incorpora um Ogum Maior, simplesmente não sabe o que está dizendo.

Através desses desdobramentos, vêm descendo esses “fatores Ogum” e chegam até os intermediadores. A partir daí “passam” na dimensão Natural onde teremos os Oguns Naturais. Então os Pais Oguns que realmente incorporamos são os Oguns intermediários que podemos chamar de Ogum Individual, pois o Pai Ogum que você incorpora outro médium não incorporará. Saiba que existem “bilhões” de Pais Oguns.

Ogum é sinônimo de Lei Maior, ordenação divina e retidão em todos os sentidos. Ordenando a fé, o amor, o conhecimento, a justiça, a evolução, a geração. Por isso Ogum está em todas as outras qualidades Divinas.

O Orixá Ogum é força que ordena tudo e todos, tanto está presente na estrutura de um átomo, ordenadíssima, como numa estrutura Divina do Universo, divinamente ordenado.
Sua qualidade ordena a evolução e por isso ele é tido como o senhor dos caminhos (das vias evolutivas).

Seu outro aspecto está ligado à religiosidade da Lei Maior, que independe de nós para ser aplicada em nossas vidas, é só sairmos do caminho RETO para sermos tolhidos de suas irradiações retas e cortantes. Suas irradiações retas são simbolizadas por Sete Lanças e as cortantes Sete Espadas, e sua proteção “legal” pelos Sete Escudos.

O seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção.

Ogum e Iansã são Regentes do Mistério Guardião, e suas hierarquias não são formadas por Orixás opostos. Eles formam hierarquias verticais retas ou seqüenciais, pois são regentes dos pólos positivos, dos neutros, dos tripolares e dos negativos.

Então irmãos leitores, onde estiver um Ogum, lá haverá os “olhos” da Lei atuando com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.

A hierarquia reta de Ogum, dentro da Umbanda, é composta de 21 Oguns intermediários regentes dos pólos magnéticos:

-  Sete pólos positivos;
-  Sete pólos são neutros, mas não opostos aos positivos;
-  Sete tripolares, faixa neutra que é horizontal.

As hierarquias desses Sete Oguns Naturais intermediários tripolares são gigantescas, para ter uma noção, saiba que o tripolar Ogum da “água” projeta-se em um Ogum Marinho, Ogum Sete Ondas e Ogum Beira-Mar, o Ogum da terra projeta-se em Ogum Megê, o Ogum das Passagens projeta-se em Ogum de Ronda, o Ogum dos minerais projeta-se em Ogum das Pedras, Ogum do Ferro e Ogum Sete Correntes (minerais):

1º Ogum Tripolar – Ogum do Cristal (Ogum Matinata);
2º Ogum Tripolar – Ogum Mineral (Ogum Iara);
3º Ogum Tripolar – Ogum do Vegetal (Ogum Rompe Matas);
4º Ogum Tripolar – Ogum do Fogo (Ogum de Lei);
5º OgumTripolar – Ogum do Ar (Ogum Ventania);
6º Ogum Tripolar – Ogum da Terra (Ogum Megê);
7º Ogum Tripolar – Ogum da Água (Ogum Marinho).

Oguns cósmicos ou que atuam nos pólos magnéticos que surgem do entrecruzamento das linhas de forças verticais (irradiação) com as correntes eletromagnéticas (vibrações):

1º Ogum do Tempo – regido por Oiá;
2º Ogum Sete Cobras / Sete Caminhos - regido por Oxumarê;
3º Ogum Rompe Solo – regido por Obá;
4º Ogum Rompe Nuvens – regido por Iansã;
5º Ogum Corta Fogo – regido por Egunitá;
6º Ogum Sete Lagoas – regido por Nanã;
7º Ogum Naruê – regido por Omulú.

Esses Oguns cósmicos assumiram, na Umbanda, a missão de formar as linhas de “Exus de Lei”, sendo que o Divino Guardião Cósmico que rege a dimensão natural é MEHOR-YÊ, o Guardião Cósmico que polariza com Ogum nos pólos masculinos da linha de força que forma o mistério “Guardião da Lei”.

Podemos dizer que os Exus são sustentados pelo mistério Ogum.

Vamos agora as oferendas rituais de Pai Ogum:

 - Cerveja branca, cravos vermelhos, uva rubi, figo, manga espada, vela branca, vermelha e azul escuro, tudo depositado em um campo aberto, pois seu ponto de força são todos os caminhos abertos.

Os elementos de Ogum:

- Espadas, adagas, lanças e escudos.

Seu minério é o ferro.

As Pedras:

- Rubi, granada, hematita e a magnetita.

Suas ervas e folhas são:

- Espada de São Jorge, eucalipto, carqueja, losna, arruda (macho), folha de pitanga, aroeira, jurubeba, tansagem, etc.

Irmãos leitores, quando precisarem da Potência e do Magnetismo Ogum na sua vida, ele o auxiliará na abertura de caminhos, situações de perigo, ordenando e direcionando quando estamos sem rumo, cortando e anulando magias negativas, trazendo potência, força de seguir em frente e proteção em todos os sentidos.

Firmeza de Pai Ogum que você pode fazer em sua CASA:

- 3 pedras de granada pequenas, 1 pedaço de ferro, uma vela de 7 dias azul escuro. Modo de fazer: as pedras devem ficar dispostas em triângulo, no centro deve ficara vela de 7 dias azul escura e do lado da vela o pedaço de ferro. Embaixo da vela seu nome ou foto. Você montará esta firmeza no seu Congá ou no solo.

Evocação:

- Eu evoco a Deus Pai Todo Poderoso, sua Lei Maior e sua Justiça Divina, ao Divino Trono da Lei, ao Divino Trono do Pai Ogum e peço:

- Proteção;
- Abertura de caminhos;
- Anulação e corte de todas as demandas e magias negativas feitas contra mim;
- Ordenação da minha vida;
- Peço ao Pai Ogum que sua capa me cubra, que seu escudo me proteja e que sua espada da Lei me oriente nesta caminhada, me mostrando sempre o caminho reto a seguir como espírito humano. Que assim seja.

Faça esta firmeza, peça com muita fé e respeito que certamente o Divino Pai Ogum o atenderá, se for merecedor, claro.

Irmãos umbandistas que a ordenação, honra, caráter, ética e moral estejam sempre presentes em sua vida religiosa para que VOCÊ não “ache” que tudo é demanda. Às vezes, com sua conduta (interna,) você é que é a própria demanda.

Na mediunidade nada fica sem os “olhos” da Lei, disto vocês irmãos podem ter certeza. Se alguém, por algum motivo te prejudicou na sua evolução espiritual, saiba que este “dirigente” vai ter que prestar contas com, nada mais nada menos que A LEI MAIOR.

Os executores sabem esperar o momento certo de cobrar os devedores da Lei.

Obrigada e um grande abraço!




Mãe Monica Berezutchi

0 comentários: