segunda-feira, 25 de abril de 2011

postheadericon ACORDA UMBANDISTA!!!


Irmãos leitores, quero elucidar assuntos mais do que atuais dentro da nossa religião, pois ainda há milhares de pessoas que freqüentam um templo de Umbanda, como médium desenvolvido ou em desenvolvimento, e que ainda não preenchem várias lacunas de esclarecimentos (dúvidas e porquês), mas principalmente desmistificações, mitos e medos que comprometem a base espiritual evolutiva do médium.


Não sei o motivo de muitos dirigentes e chefes de terreiro ainda relutarem tanto em esclarecer e preencher estas lacunas de preceitos e de práticas litúrgicas, bem como os fundamentos da Umbanda Sagrada, pois dentro da nossa religião a liturgia é muito importante, já que o antes, durante e depois para um médium praticante é a sua própria firmeza.


A Umbanda é realmente uma religião que atua e trabalha para os mistérios de Olorum, o nosso Criador, mais isso não quer dizer que tudo tem que ser escondido, cercado de mistérios que acorrentam e fragilizam todo o corpo mediúnico, negando o direito ao médium de conhecimento.

O conhecimento gera consciência, racionalidade e principalmente evolução, afinal não foi pra isso que reencarnamos novamente?

Então, irmão leitor, reflita e analise bem se o templo de Umbanda que você trabalha lhe dá esta chance de evoluir.

Há muitos anos tenho me dedicado à Doutrina Umbandista e levanto esta bandeira desde o ano 2000. São 11 anos de trabalho árduo ensinando e passando o meu pouco conhecimento para quem está realmente interessado em evoluir. Não preciso nem dizer que sou muito criticada, combatida e desprezada por muitos. Depois anos de trabalho incansável, sei que vale muito a pena, pois é maravilhoso ver nos olhos dos meus filhos e alunos o brilho da chama do conhecimento ser despertada, pois sei que sem Doutrina, (regras, normas, posturas e condutas) teremos umbandistas frágeis, prontos para serem laçados e aprisionados na teia da ignorância, impedindo o templo de ser um recinto vivo e feliz.

Tenho ideais e sempre trabalharei para que a Umbanda possa atingir seu lugar, sendo amada e respeitada por todos.

Sei que alguns umbandistas que estão trabalhando meses ou anos, não admitem simplesmente não conhecer fundamentos como:

-          Bater cabeça;
-          Vestimenta branca;
-          Banhos;
-          Defumações;
-          Cantos;
-          Sincretismo;
-          Vela do anjo da guarda;
-          Saudações;
-          Firmezas;
-          Assentamento de forças;
-          Linha da direita;
-          Linha da esquerda;
-          Oferenda ritual;
-          Ponto de força;
-          Amacis;
-          Guias e colares;
-          Atabaques;
-          Fitas;
-          Pembas;
-          Ponto riscado;
-          Nomes simbólicos;
-          Quartinha;
-          Resguardo energético;
-          Flores;
-          Frutas;
-          Bebidas;
-          Fumos e etc.

Poderia listar ainda muitos itens, pois as pessoas entram para a religião e copiam o que o outro faz. Por quê?

Talvez porque não saibam o verdadeiro fundamento ritual e litúrgico e dizem que são “segredos”. Por favor umbandista, acorda!!!

E depois tem a velha vaidade, o famoso blá, blá, blá de sempre: “tenho não sei quantos anos de umbanda, não vou me sujeitar a freqüentar um curso de Doutrina, vou regredir afinal já sei tudo...”

As pessoas querem chegar ao topo de sua mediunidade, fazendo contagem por anos de umbanda. Quem disse que tem a ver quantidade com caminho percorrido, pois eu mesma posso percorrer um caminho bem curto em muito tempo.

Isto requer uma boa dose de humildade em simplesmente responder: “Olha, não sei o fundamento de bater cabeça, por exemplo, mas vou procurar saber”. Que vergonha há em não saber?

É vergonha aos olhos de seus Pais e Mães Orixás, que notam que seu filho (a) não é sincero e tenta enganar a si mesmo. Irmão está na hora de levantar sua cabeça e progredir, assumindo conscientemente seu maravilhoso dom. Busque que encontrarás.

Estarei sempre, não só escrevendo, mais vibrando luz e amor a todos.

Obrigada pela oportunidade de você ler esta matéria que foi escrita com muita verdade.
                                                          
Um grande abraço!


Monica Berezutchi

8 comentários:

Evandra Moraes disse...

Grande verdade, Mãe Mônica. Como estou no Rio de Janeiro, farei o curso a distância, junto com meu marido e filho. Amamos muito a nossa religião, mas precisamos conhecê-la ainda mais. Obrigada pelas palavras que dão alento as dúvidas e, desta forma, alento ao coração!!!

Fernanda disse...

Tenho certeza que nossa religião está crescendo cada dia mais,antes era um pouco mal vista,mais como pessoas como a Mãe Monica, nossa religião é respeitada, estudada e doutrinada.
Parabéns pela matéria

Viviane Vitale Noma disse...

Me sinto cada vez mais feliz em fazer parte desta família maravilhosa. Obrigada Mãe Monica e Pai Marcelo por nos dar sempre a oportunidade de aprender e evoluir!

Anônimo disse...

Ola,Mãe Mônica fico feliz em saber que existem pessoas como você atuantes na doutrina Umbandista. Vejo por aí muita coisas e situações que não condizem com a real doutrina Umbandista, "sacerdotes" criando rituais onde não existem e denegrindo a imagem da nossa religião que é muito linda.Parabéns pelo seu trabalho. Renato M. Nunes

Daniela Vitale disse...

Fico imensamente feliz em poder absorver esses belos ensinamentos.Obrigada Mãe Mônica e Pai Marcelo!

Luana Pereira disse...

Fico muito feliz em fazer parte da Familia Luz Dourada.
Obrigada Mãe Monica e Pai Marcelo

Anônimo disse...

Ensinamentos devem ser compartilhados,oferecendo condições necessárias e apropriadas para a continuidade das práticas religiosas umbandistica.

Anônimo disse...

A umbanda vem descortinando aos que querem obter conhecimentos,assumindo qualidades para melhor atender aqueles que procuram a religião.