quinta-feira, 14 de julho de 2011

Doutrina e Cultura Umbandista


É comum verificarmos nos dias de trabalho dos terreiros a “assistência” ficar esperando ser atendido pelos guias, resolver seus problemas e sair como se nunca tivesse adentrado em um Espaço Sagrado, pois Todos os terreiros são Espaços Sagrados onde o respeito e o silêncio é necessário. As vestimentas (mini saia, bermudas, blusas decotadas, etc.) não condizem com os o Espaço Sagrado.
Esclarecer com uma pequena palestra no início dos trabalhos: como a casa funciona, o que é a Religião da Umbanda Sagrada, como se manifesta os Orixás e as Linhas de trabalho, ensiná-los a praticar a religião em suas casas, tais como: defumação, banhos, acender vela para o seu anjo da guarda, etc., ou seja, torná-los também praticante da nossa Amada religião e incentivando-os a “cantar nossos pontos, etc.”
Existe um panfleto que nós entregamos para a assistência quando é sua primeira vez. Segue o texto:

“Meus irmãos, sejam bem vindos ao Templo da Luz Dourada. Você está em um Templo Umbandista”.
Queremos esclarecer a você que neste Templo reina a disciplina, o amor e o respeito pelos Sagrados Orixás e por todos os Guias trabalhadores da Lei Maior e da Justiça Divina.
Aqui se pratica a caridade e por isso mesmo, não se cobra nada por todo auxilio aqui prestado.
Não tratamos de nenhum assunto que possa prejudicar o próximo.
A Umbanda Sagrada é caridade, humildade, amor, união, conhecimento, fé, crescimento perante as leis de Deus, que rege a Lei da Vida.
Seja bem vindo, vibre harmonia, amor, bem estar e prosperidade, e que os Orixás iluminem sua vida para encontrar a resposta aos seus questionamentos e a solução para suas dificuldades.
Saravá aos Guias da Umbanda!!
Saravá a Umbanda!!
Saravá meus irmãos, pois hoje vocês estão conosco!!
Templo da Luz Dourada

Precisamos qualificar nossa religião como uma casa simples que cultuamos as Forças da natureza, que preservamos o meio ambiente e que praticamos o Bem e o Amor ao próximo.
Temos responsabilidades com o Astral que depende de nossa conduta para incentivar e passar nossa forma de praticar a religião com coerência e respeito, pois os guias nos respeitam e fazem a parte que lhes cabe.
Será que estamos cumprindo a nossa parte física da evolução dos irmãos que vêm até nossos terreiros?
E a Doutrina também pode se estender para os praticantes, de forma que eles precisam conhecer e só através do conhecimento de como ela funciona que conseguiremos o respeito tão merecido à nossa religião?
Assumam suas posturas como UMBANDISTAS!!!
Aprendam para ensinar e não fique fechado dentro das portas do terreiro, expandir, buscar para assim encontrá-la.
Como? Pergunto a vocês.
Dentro de todas as fontes de luz dos nossos próprios corações. Pois amar a religião é antes de tudo saber praticá-la sem preconceito e mistificação que nós mesmos precisamos retirar de dentro para fora.
Porque corações doentes não poderão curar outros corações. Cure o SEU, cuide do SEU, faça caridade para você, se organize, se respeite e ame a vida que o Pai Olorum te deu para ser “FELIZ”.
Pois a felicidade maior dos guias e dos Orixás é ter um filho (a) saudável de mente e de espírito.
Analise como você esta hoje e olhe para dentro do seu templo vivo, será que está vivo mesmo?

Que o Pai Maior nos abençoe sempre



Abraços a todos
Mãe Monica Berezutchi

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Mãe Monica, eu preciso tirar uma duvida, porque devemos fazer o resguardo energetico em dias de trabalho? caso a gente não consiga fazer e for aos trabalhos o que acontece?
obrigada pela atenção

Anônimo disse...

anônimo diz:
não sou umbandista,mas amo de paixão essa doutrina portanto concordo plenamente que independente de denominação, qualquer casa religiosa merece respeito ."aquele que pratica a umbanda e não conhece suas leis, não se cura e nem
tão pouco cura alguem
abraços a todos.