terça-feira, 3 de maio de 2011

postheadericon Preto Velho 13 de Maio

"PRETOS VELHOS"


Os Espíritos da humildade,sabedoria e paciência, resignação,compreensão,bondade,elevação espiritual.

"O Mistério ancião é sustentado pelo Orixá Pai Obaluaê, mas também atua nos mistérios de outros orixás"

Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religião afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta religião, os médiuns incorporam entidades que possuem níveis de evolução e arquétipos próprios.
Os Pretos Velhos - incluem -se os Tios e Tias, Pais e Mães,Avôs e Avós, todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua caractéristica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no "poder maior",no Divino.

A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido à elevação espiritual de tais entidades. Receitam auxílios e tratamentos para males do corpo e da alma.
Os Pretos Velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar desta religiões Afro-Brasileiras.O Preto Velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente utiliza - o cachimbo.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem noticia são: Pai João,Pai Joaquim,Pai Francisco,Pai Jacó,Pai Benedito,Pai Anastácio,Pai Jorge,Pai Luis,Mãe Maria,Mãe Cambina,Mãe Mariana,Maria Conga e etc.

Na Umbanda os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de Maio, data em que foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravatura.


Saravá aos pretos velhos
Saravá as pretas velhas
Adorei as almas!



2 comentários:

Anônimo disse...

Candura
Com um jeito manso de falar,tocam o nosso intimo,usam as defumações com seus cachimbos,cigarro de palha,charutos indicam banhos de ervas para limpeza espiritual, sendo solidários.Minimizam nossos sofrimentos com ervas,mirongas advindas de sua terra natal,na sua humildade deixam a todos bem a vontade,aconselhando-nos,com seu chapéu de palha ou pano de cabeça nos parece aquela pessoa amiga,o vovô e a vovó que todos gostariam de ter ao lado.
Adorei as almas!

Anônimo disse...

nos de sabedoria !