segunda-feira, 30 de maio de 2011

 

 

Porque fazer o curso de Doutrina e Cultura Umbandista à distância


Irmãos leitores, este mês quero elucidar assuntos mais do que atuais dentro da nossa religião, pois ainda  há milhares de  pessoas que freqüentam um templo de Umbanda, como médium  desenvolvido ou em desenvolvimento , e que falta preencher ainda várias lacunas de esclarecimentos (dúvidas e porquês), principalmente desmistificações, mitos e medos que só vem a comprometer a base espiritual evolutiva do médium....

Não sei por que muitos dirigentes e chefes de terreiro ainda relutam tanto em esclarecer e preencher estas lacunas de preceitos e das práticas litúrgicas bem como os fundamentos da Umbanda Sagrada, pois dentro da nossa religião a liturgia é muito importante, pois o antes, durante e depois para um médium praticante é a sua própria firmeza.
A Umbanda é realmente uma religião que atua e trabalha para os mistérios de Olorum o nosso Criador, mais isso não quer dizer que tudo tem que ser escondido cercado de mistérios, legando o direito ao médium de conhecimento, prática essa que acorrenta e fragiliza todo o corpo mediúnico.
O conhecimento gera consciência, racionalidade e principalmente evolução, afinal não foi pra isso que reencarnamos novamente?
Então irmão leitor, reflita e análise bem se no templo de Umbanda que você trabalha lhe dá esta chance de evoluir.
Eu há muitos anos tenho me dedicado à Doutrina Umbandista e levantei está bandeira, desde 2000, são quase onze anos de trabalho árduo, ensinando e passando o pouco conhecimento para quem  está realmente interessado em evoluir. Não preciso nem dizer que sou muito criticada, combatida e desprezada pôr muitos, mas depois de onze anos de trabalho incansável, sei que vale muito a pena, pois é maravilhoso ver nos olhos dos meus filhos e alunos o brilho da chama do conhecimento ser despertada. Pois sei que sem o conhecimento da Doutrina, (regras, normas, posturas e condutas) teremos umbandistas frágeis para serem laçados e aprisionados na teia da ignorância, impedindo-o de evoluir.
Tenho ideais e sempre estarei trabalhando para que a Umbanda possa atingir seu lugar, sendo amada e respeitada por todos.
Estes são alguns exemplos de procedimentos litúrgicos, e que tem seus fundamentos na Umbanda:

-         Bater cabeça
-         Vestimenta branca
-         Banhos
-         Defumações
-         Cantos
-         Sincretismo
-         Vela do anjo da guarda
-         Saudações
-         Firmezas
-         Assentamento de forças
-         Linha da direita
-         Linha da esquerda
-         Oferenda ritual
-         Ponto de força
-         Amacis
-         Guias e colares
-         Atabaques
-         Fitas
-         Pembas
-         Ponto riscado
-         Nomes simbólicos
-         Quartinha
-         Resguardo energético
-         Flores,
-         Frutas
-         Bebidas
-         Fumos
-         E etc..

Poderia listar ainda muitos itens, pois as pessoas entram para a religião e copiam o que o outro faz, por quê?
Talvez porque, não saibam o verdadeiro fundamento ritual e litúrgico.
Tenho certeza que após você conhecer sobre a religião de Umbanda, bem como seus fundamentos, você verá a grandiosidade e a beleza dessa religião que é tão brasileira, e que está fundamentada nas Leis da natureza.



Mãe Monica Berezutchi


Venha conhecer e realizar o curso EAD no site www.luzdourada.org.br

1 comentários:

Daniela disse...

Esse curso é ótimo. Uma baita oportunidade de elucidar as questões que muitos umbandistas têm em mente!